A aula foi uma visita virtual por vídeo ao Museu Arqueológico de Xingó, localizado em Canindé do São Francisco.A ''apresentação'' do Museu ficou sob a responsabilidade da coordenadora Railda, que nos apresentou as várias dmesmo, além da sua ampla tecnologia.
1ºsetor:conhecemos como as escavações podem ser feitas,quanto mais aprofundado é o terreno, mais antigo é o artefato achado.Este é datado com A.P.
2º setor: mostra as migrações,de forma didática,para o território americano, tanto para costa quanto para o interior(a teoria mais aceita é a migração Ásia - América).
3º setor: o de registros gráficos( sítios de pintura monocromadas de óxido de ferro), há fragmentos de sítio que foram inundados mostrando como eles representavam o cotidiano.Há exemplares de instrumentos líticos, lascados mostrando que algumas técnicas do presente remontam ao passado.
4º setor: cerâmicas.Os ''índios''não conheciam o metal.Alguns partes apresentam obras de artistas atuais, mesclando presente e passado no Museu, com a finalidade de demonstrar que pode gravar figuras antigas com novas técnicas.
5º setor: caça e pesca,base alimentar. Todos os sítios foram encontrados nas proximidades com o rio São Francisco e nos platôs,era a pintura e a proteção.
6º setor:trata da morte;adornos de cadávers, esqueletos enterrados em posição fetal( pois a Terra é mãe, acreditavam na vida após a morte).Havia diferenças de classes, mostra a prática funerária no baixo São Francisco.
7º setor: é dedicado às exposições especiais, mostrndo a importância da ferrovia em Piranhas para a região no início do século.A cidade foi visitada por D.PedroII de barco, não conseguia transitar e baixa um decreto para a construção da ferrovia Paulo Afonso, hoje esta se encontra desativada.
O vídeo foi utilizado para uma maior "compreensão" da cultura já existente no local, mesmo antes da colonização.